Mania de preguiça

A preguiça mental é uma coisa terrível. É uma mazela que afeta grande parte da população, principalmente a brasileira.
É impressionante a quantidade de posts nos fóruns de desenvolvimento que dizem: "Como faço isso?". Aí chega um cidadão com a maior boa vontade e responde de uma forma elementar. Aí a resposta: "Sabe o que é... é que eu não sei fazer nem o elementar! Você pode me explicar?"
Tenha santa paciência! Tem gente que abusa! Se o peão não sabe fazer, BUSQUE A INFORMAÇÃO ao invés de ficar importunando quem tem mais o que fazer! A Internet tem um VASTO acervo de tutoriais, "How-To"s, "Hands-On"s e toda a parafernália didática necessária para aprender qualquer coisa! Até como construir uma bomba atômica dá pra se aprender!
Mas não ... pra quê? Tem gente que me explica rapidinho no MSDN!
O mal do mundo é que existem pessoas que acham que as outras pessoas existem para os servir. O mal do brasileiro é achar que a OBRIGAÇÃO dos outros é lhes servir.
É sempre assim: o brasileiro reclama porque o governo não dá emprego, não dá educação, não dá saúde, não dá nada. Concordo plenamente. Pela quantidade de impostos que pagamos, deveríamos ter tudo do melhor, de graça.
A questão é que algumas pessoas não fazem NADA a não ser reclamar!
"O governo não me deu educação!" - Você procurou educar-se por si mesmo?
"O governo não me dá trabalho!" - Você procurou melhorar seu currículo?
"O governo não me dá saúde!" - Você procurou educar-se para melhorar seu currículo e, ganhando mais, conseguir pagar um plano de saúde?
Aí é que está. É muito fácil reclamar do governo. Difícil é criar o hábito de educar-se.
Nada funciona no Brasil pois, quando alguma coisa boa acontece, o povo se PENDURA naquilo e o sistema entra em colapso.
Veja o programa "Bolsa-Família". Tem gente aí que não procura emprego para não sair da condição de "desempregado" e perder o auxílio mensal do governo. Fora aqueles que dão um jeitinho de enganar para poder receber o benefício sem merecê-lo.
O problema do Brasil é a consciência do brasileiro. Enquanto o povo não tiver a consciência de coletividade, de solidariedade e de educação, o Brasil vai ser esse depósito de párias que o é hoje.
E aposto que tem alguém que vai me dizer: "Isso tudo é bonito, mas só de pensar em estudar me dá uma leseira ..."
Conclusão? O brasileiro merece os governantes que tem !! O brasileiro merece a vida que tem !!
Enquanto a mudança não partir de cada um de nós, nunca alcançará a coletividade. A mudança verdadeira não vem de cima para baixo, mas de baixo para cima. Do social para a sociedade.

Enquanto isso, os "espertinhos" estão lá em Brasília, vendo o povo reclamar e achando "liiiiiindo" ...

Comentários